Bruna Peres Pereira Cravo

OAB/MG 205.553

Advogada.

Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Pós-graduada em Direito Penal e Processual Penal.
Pós-graduada em Direito Militar.
Especialização em Direitos Humanos e Fundamentais e em Segurança Pública e Criminologia.
Experiência em medidas despenalizadoras e fase inquisitorial. Experiência acadêmica em Direito Penal, Direito Militar, Direito Civil e Direito Administrativo.

FORMAÇÃO

• Ensino superior completo em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ingresso em agosto de 2013 e colação de grau em agosto de 2018.

• Pós-graduação “latu sensu”: especialização em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Cândido Mendes. Conclusão em abril de 2020.

• Pós-graduação “latu sensu”: especialização em Direito Militar pela Faculdade Única de Ipatinga. Conclusão em setembro de 2020.

• Extensão em Segurança Pública e Criminologia pela Faculdade Prominas. Conclusão em janeiro de 2022.

• Extensão em Direitos Humanos e Fundamentais pela Faculdade Prominas. Conclusão em janeiro de 2022. 

• Conclusão do curso, na modalidade de ensino à distância, “Conexão Cidadã STJ – história, competências e organização interna”, oferecido pelo Superior Tribunal de Justiça – STJ. Conclusão do curso, na modalidade de ensino à distância, “Jurisprudência do STJ a Seu Alcance – Programa Conexão Cidadã”, oferecido pelo Superior Tribunal de Justiça – STJ.

• Conclusão de curso sobre Pje – Processo Judicial Eletrônico, realizado na UFMG. Participação no congresso “Processo Civil – Novas Tendências: Homenagem ao Prof. Celso Agrícola Barbi", realizado pelo Instituto de Direito Processual – IDPro.

• Participação no evento “Cidadania Trabalhista e Globalização Econômica – Confecção”, realizado pelo Programa Universitário de Apoio às Relações de Trabalho e à Administração da Justiça – PRUNART-UFMG.

• Participação como ouvinte no evento “Semana Zero: Reflexões sobre educação jurídica”, realizado pela Inovar: Comissão de Reforma Curricular, no Auditório Maximum Alberto Deodato da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais, com carga horária de 12 horas.

• Participação na ação educacional “Programa Segunda-Feira 18h – Tráfico, Microtráfico e Política de Drogas”, realizada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF-MPMG.

• Participação parcial do seminário “MPMG e o Combate aos Crimes Cibernéticos: 10 anos de COECIBER”, realizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF-MPMG.

• Aprovação no processo seletivo de pesquisadores para atividades junto à Comissão da Verdade do Estado de Minas Gerais e o Centro de Estudos sobre Justiça de Transição da Faculdade de Direito da UFMG – CJT-UFMG e COVEMG, não concluído em razão da aprovação em processo seletivo de estágio no TJMG.

• Conclusão da disciplina optativa “Tópicos em Direito Constitucional: Análise comparativa dos meios de controle de constitucionalidade político e judicial no sistema”, do curso de Direito da UFMG.

• Conclusão da disciplina optativa “Tópicos em Direito Civil: Direito Romano”, do curso de Direito da UFMG.

• Conclusão da disciplina optativa “Tópicos em Direito do Trabalho: Teoria e prática do sistema NINTER”, do curso de Direito da UFMG.

• Conclusão da disciplina optativa “Tópicos em Direito do Trabalho: Temas em direitos humanos – reforma da previdência”, do curso de Direito da UFMG. Conclusão da disciplina optativa “Direito Eleitoral”, do curso de Direito da UFMG.

• Conclusão da disciplina eletiva (extracurricular) “Tópicos em Políticas de Segurança Pública: Política criminal e políticas de segurança”, do curso de Ciências do Estado da UFMG.

• Conclusão das disciplinas eletivas (extracurriculares) “Inglês Instrumental I” e “Inglês Instrumental II”, do curso de Letras da UFMG.

• Participação na ação educacional "ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO PENAL: obstáculos e soluções de efetividade", promovida pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF/MPMG), por meio da Escola Virtual, com carga horária de 12 horas.

• Participação no 1º Congresso Internacional de Prática Processual Civil, promovido pela Escola Mineira de Direito (EMD), com carga horária de 16 horas-aula.

• Participação no 1º Congresso Brasileiro de Direito Militar, promovido pela Escola Mineira de Direito (EMD), com carga horária de 16 horas-aula. 

• Certificação de Proeficiência em Língua Inglesa pleo CENEX-FALE/UFMG.

Leia mais

EXPERIÊNCIA ACADÊMICO-PROFISSIONAL

• Advogada-sócia no Escritório Iennaco de Advocacia, desde agosto de 2020.

• Estágio de pós-graduação no Ministério Público de Minas Gerais de agosto de 2018 até agosto de 2020, na função:
- Assessoria Especial do Procurador-Geral de Justiça Adjunto Jurídico, com o Assessor Especial Promotor de Justiça Dr. Leonardo Távora Castelo Branco, elaborando pareceres em sede de dissidência entre membro ministerial e magistrado pelo artigo 28 do Código de Processo Penal, bem como, na seara da Justiça Militar, pelo artigo 397 do Código de Processo Penal Militar.

• Estágio de graduação no Ministério Público de Minas Gerais de outubro de 2016 até agosto de 2018, nas funções:
- 13º Promotoria de Justiça de Tóxicos de Belo Horizonte, de outubro de 2016 até dezembro de 2017, com o Promotor de Justiça Dr. Leonardo Távora Castelo Branco, auxiliando na elaboração de denúncias e alegações finais.
- Assessoria Especial do Procurador-Geral de Justiça Adjunto Jurídico, de janeiro de 2017 até agosto de 2018, com o Assessor Especial Promotor de Justiça Dr. Leonardo Távora Castelo Branco, elaborando pareceres e peças de contrarrazões.

• Estágio de graduação na Justiça Federal de Primeiro Grau em Minas Gerais, Juizado Especial Federal, de dezembro de 2016 até março de 2017, nas funções de atendimento às partes e advogados; autuação e numeração de processos, atribuição de localização e ordem na sistemática da Secretaria judicial; atendimento e orientação ao público; preparação e controle da expedição e recebimento de citações, intimações e demais documentos; recebimento e protocolo de petições, alimentando o sistema com registro de sua entrada após identificar seu conteúdo, bem como de correspondências, e juntada aos autos do processo; proceder a intimações dos atos processuais e dar apoio ao Supervisor quanto aos assuntos pertinentes às suas atribuições.

• Estágio de graduação no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, de outubro de 2014 até setembro de 2016, nas funções:
- Gabinete da Desembargadora Áurea Brasil, da 5ª Câmara Cível, de julho de 2016 a outubro de 2016, produzindo votos, eventualmente despachos, e realizando funções administrativas referentes à marcação de sessões de julgamento, organização de entrada e saída de processos e de petições e manutenção de planilhas em geral.
- Gabinete da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual, de fevereiro de 2015 a junho de 2016, produzindo sentenças, despachos, pesquisas de jurisprudência e, eventualmente, atas e termos de depoimento em audiências de instrução e julgamento.
- Central de Conciliação de Precatórios, de outubro de 2014 a janeiro de 2015, realizando audiências de conciliação, termos, atendimento ao público, juntada de petições, organização e andamento de processos.

• Estágio de graduação no escritório de advocacia Quaresma Advogados Associados, de dezembro de 2013 a janeiro de 2015, sendo responsável por auxiliar em sessões do Tribunal do Júri e em audiências criminais, desenvolver peças processuais, especialmente “habeas corpus”, elaborar acervo de jurisprudências e teses doutrinárias, confeccionar roteiros de processos, organizar pastas, efetuar protocolos e distribuir ações, além do suporte geral aos advogados e intermédio destes com juízes e serventuários.

Leia mais